Menu

Confira 8 Dicas para montar uma equipe de alta performance



Empresários que buscam resultados-chave em seus negócios precisam contar com uma equipe de alta performance. Mas, afinal, como implantar esse desafio no seu negócio e superar as dificuldades pelo caminho? A empresária Sueli Benvenuto, à frente de três empresas de sucesso e eleita embaixadora do International Business Institute (IBI), ressalta que esse modelo de negócio precisa contar com um modelo de gestão de desempenho da equipe. O primeiro passo desse trabalho é consolidar informações sobre a produtividade dos colaboradores, bem como, fazer um levantamento dos hábitos de desorganização, desmotivação na área em que atuam, ou falta de incentivo por parte da empresa. Benvenuto destaca abaixo algumas dicas para montar uma equipe de alta performance, que esteja motivada e trabalhando em prol dos propósitos da empresa.

Dica 1 – Delegue as atividades de forma adequada

Muitos colaboradores acabam comprometendo os resultados da empresa em função do acúmulo de tarefas ou falta de conhecimento sobre como exercê-las. Para isso, estar à frente de uma empresa requer entendimento de todos os processos do negócio. Alinhamento de expectativas e compreensão das habilidades de cada colaborador são processos importantes que devem ser alinhados antes de qualquer coisa.

Dica 2 – Motive os colaboradores

Colaboradores desmotivados costumam não produzir e não possuem o sentimento de pertencimento. Convide-os para participar do negócio, dado abertura para que possam contribuir com dicas e melhorias em todo o processo do trabalho.

Dica 3 – Otimize o tempo dos colaboradores

Tempo é dinheiro, portanto, alinhe expectativas, prazos e otimize os processos de trabalho no seu time. Em alguns casos é possível contar com o auxílio da tecnologia como a automação, gerenciamento de documentações e demandas, cujo objetivo são de reduzir e facilitar a rotina de trabalho para que se torne mais leve e eficaz.

Dica 4 – Estimule a melhoria no campo de trabalho

Virou moda, mas faz todo sentido: o termo lifelong learning nunca foi tão usado como antes. As gerações passadas costumavam acreditar que fazer uma faculdade já era o necessário para ser um excelente profissional. Pegadinhas da vida, o termo que significa “aprendizado contínuo” nunca representou tanto a necessidade do mundo corporativo. Portanto, invista em sua equipe, oferecendo oportunidades de desenvolvimento,  e motive-os a trazerem novas contribuições para discussões internas. Insights são sempre bem-vindos.

Dica 5 – Invista em comunicação

Evite ruídos. Equipes que não recebem apoio e direcionamento costumam não entregar bons resultados e não trabalharem em prol dos objetivos da empresa, afinal, comunicação é tudo em qualquer negócio. Além de investir em comunicação externa, invista em comunicação interna.

Dica 6 – Estimule hábitos saudáveis

É comprovado que funcionários saudáveis produzem mais. Estimule a prática regular de exercícios e, não o bastante, sirva de exemplo. Respeite o tempo do colaborador dando também espaço para o descanso e promovendo um sistema híbrido de trabalho. Colaboradores que demandam muito tempo de locomoção para ir e voltar do trabalham se desgastam mais e tendem a produzir bem menos.

Dica 7 – Ofereça feedbacks

Os feedbacks são importantes, mas, também precisam ressaltar os pontos fortes e positivos do colaborador para encorajá-lo a crescer junto com o seu negócio. Não destrua a autoestima das pessoas, gerando desconforto e uma equipe desmotivada.

Dica 8 – Autonomia para o colaborador

Ofereça autonomia no ambiente de trabalho, dando espaço para que eles possam cumprir suas funções e prazos, de forma qualitativa. Permita que os colaboradores fiquem à vontade para tomar decisões a partir de suas experiências e habilidades e contribua com novas ideias.

Por Sueli Benvenuto, fundadora e idealizadora de três empresas nos segmentos de tradução, serviços de intérprete e moda. 

Fonte: Jornal Contábil

 
ver todas as notícias