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3 maneiras de fazer decolar a área financeira de uma empresa em 2024



Minimizar custos e maximizar lucros: essa é a raiz da eficiência financeira. Em qualquer segmento, manter uma gestão eficiente das finanças é essencial para promover a sustentabilidade e o crescimento da empresa. Isso se traduz na utilização de recursos de maneira eficaz, e no controle preciso dos fluxos de pagamentos e recebimentos. Além de melhorar a capacidade operacional, as iniciativas promovem maior transparência para os acionistas.

Para os administradores, o desafio é identificar padrões obsoletos para criar novas estratégias. A tecnologia é uma importante aliada nesse processo ao promover ferramentas que auxiliam na otimização da gestão. Neste contexto, a Efí Bank, empresa especializada em automação de cobrança, destaca três soluções inteligentes, digitais e escaláveis, que são tendência para otimizar a eficiência financeira das empresas em 2024.

1-  Automatização de cobranças

Utilizar tecnologias que automatizam tarefas diárias, como a gestão de clientes e cobranças, é fundamental para empresas que desejam expandir suas operações, otimizar o tempo e aumentar a eficiência financeira.

Para negócios que lidam com pagamentos recorrentes, como provedores de internet, escolas e condomínios, a automatização também é muito bem-vinda. Ela é capaz de agilizar significativamente o processo de cobrança mensal, garantindo que os recebimentos sejam processados de forma consistente e pontual.

A automatização ainda proporciona maior controle sobre o grupo dos clientes inadimplentes, uma vez que o sistema informa, automaticamente, o status de cada processo de cobrança.

“Para empresas de softwares que lidam com processos de cobrança, a integração de APIs é uma forma de implementar esse fluxo de forma automatizada no sistema. Essa integração impulsiona a capacidade do software, tornando-o mais robusto e eficiente na emissão de cobranças em larga escala”, diz Francisco Carvalho, da Efí Bank.

2-  Régua de cobranças

Uma forma de diminuir o atraso nos pagamentos é utilizar a régua de cobranças, que ajuda a lembrar os clientes sobre suas pendências financeiras. 

A régua de cobrança é uma ferramenta que envia mensagens automáticas para os devedores, alertando sobre os vencimentos e as consequências da inadimplência. Para isso, é possível escolher diferentes formas de comunicação, como e-mails, SMS e WhatsApp.

Trata-se de uma ferramenta muito utilizada por gestores de empresas que operam pagamentos por assinatura, planos e mensalidades. O controle da régua de cobranças pode ser feito tanto manualmente – por meio de um cronograma de mensagens, notificações e contatos – quanto por sistemas automatizados, que permitem personalizar, por exemplo, o tom de cada abordagem de acordo com o tempo de atraso da cobrança.

3-  Conciliação financeira automática

Verificar as centenas de transações bancárias que o extrato de uma conta empresarial reúne diariamente pode ser uma tarefa árdua – e passiva de erros – para qualquer administrador. Este processo pode ser otimizado com a adoção da conciliação financeira automática. A ferramenta permite que o software proprietário consulte todas as movimentações feitas na conta por meio de APIs e consolide seu fluxo diariamente.

A conciliação financeira ajuda a planejar melhor as estratégias, avaliar o fluxo de caixa de forma assertiva, e identificar mais facilmente problemas ou oportunidades de melhoria.

“Para as empresas que lidam com um grande fluxo de dinheiro, a eficiência é essencial para manter o crescimento, e isso depende de ter processos automatizados e seguros. A conciliação financeira é um processo muito importante, mas demorado e delicado, que exige atenção. Então, contar com uma solução que automatiza essas tarefas, além de economizar tempo e dinheiro, evita prejuízos financeiros”, diz Marina Mello, da Efí Bank.

Soluções da Efí Bank

Especializada em automação de cobranças, a Efí Bank se destaca no segmento ao cravar 6 bilhões de transações em suas APIs no ano passado, período em que movimentou R$ 27 bilhões. Há 16 anos no mercado, a empresa atende mais de 400 mil clientes.

Com iniciativas como a emissão de Bolix, que são boletos com código de barras e QR Code Pix, e a Efí Pay – ecossistema de meios de pagamentos integrado na conta PJ – a Efí Bank teve a sua atuação reconhecida publicamente. A empresa foi condecorada com o prêmio Banking Transformation de 2023 na categoria ‘Eficiência Operacional’.

“Esse reconhecimento não apenas reflete a dedicação incansável de nossa equipe, mas também destaca a nossa busca incessante pela otimização de processos e aprimoramento contínuo. Estamos comprometidos em oferecer serviços de alta qualidade e eficiência operacional que superem as expectativas de nossos clientes”, diz Danilo Oliveira, da Efí Bank.

Fonte: Infomoney

 
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