Menu

Planejamento tributário: o caminho de ouro para redução da carga tributária nas empresas



A atividade empresarial exerce papel social fundamental, o que pouco se destaca, mas são as empresas que geram empregos, geram renda para a cidade em que estão inseridas, proporcionam o sustento de inúmeras famílias, e principalmente, são responsáveis por grande parte dos impostos pagos ao ESTADO, ainda sim suportam uma elevada carga tributária, e sofrem com a alta complexidade das normas e cumprimento das obrigações acessórias.

Dada sua função social e todo o fluxo financeiro que produzem, deveriam ser ao menos tratadas na medida de sua importância, para a sociedade e Estado, porém isso não acontece, tendo em vista que o Estado quer, cada dia mais, aumentar a carga tributária, onerando ainda mais as empresas.

Mas, para toda essa adversidade e altos custos com impostos, existe uma saída economicamente viável e embasada pela legislação vigente, o que chamamos de planejamento tributário.

 

Com a legislação em mãos e sempre atualizado, o advogado em companhia do contador da empresa, podem encontrar caminhos para reduzir a carga tributária.

Estudos aplicados em benefício da empresa poderão encontrar caminhos menos onerosos, benefícios fiscais, reduções de base de cálculo, isenções, alíquotas menores, concessão de liminar em mandado de segurança, quando for discutir judicialmente teses tributárias ainda não pacificadas, entre outras formas de redução da carga tributária.

Indo além, configura-se como planejamento tributário, a busca pelo melhor regime de tributação da empresa, após as projeções e cálculos visando o crescimento da empresa, deverá ser observado qual regime de tributação menos oneroso: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

 

O importante é ressaltar a finalidade e benefícios de um planejamento tributário consistente, sendo certo que assim, a empresa poderá aumentar seu fluxo de caixa, investir em outras áreas da empresa, aumentar sua competitividade no mercado e aumentar sua margem de lucro.

Fonte: Contábeis

 
ver todas as notícias