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CONTABILIDADE - Onde o profissional contábil deve focar para se sair bem em 2024



A área de contabilidade desempenha um papel fundamental em qualquer organização, independentemente de seu porte ou setor de atuação. 

Os profissionais contábeis são responsáveis por fornecer informações financeiras precisas e relevantes, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e o cumprimento das obrigações fiscais e legais das empresas. 

No entanto, o trabalho desses profissionais enfrenta diversos desafios em um ambiente cada vez mais complexo e dinâmico. 

Uma recente pesquisa do Sebrae mostra que 63% dos empresários buscam contadores mais proativos em relação à tecnologia e agilidade empregada no serviço e somente 30% das contabilidades atendem essa demanda.

Nesse contexto, quais as principais ações que podem tomar a fim de estar preparado para o mercado de trabalho?

Na leitura a seguir, vamos falar sobre esse assunto e dar dicas para ser um profissional cada vez melhor.

Atualização das Normas e Regulamentações

Um dos maiores desafios para os profissionais contábeis é manter-se atualizado em relação às constantes mudanças nas normas contábeis e regulamentações fiscais. 

Os órgãos reguladores, como a Receita Federal e os órgãos de contabilidade, emitem atualizações periódicas nas regras e procedimentos contábeis. 

Isso exige que os contadores estejam sempre atentos às alterações para garantir que estejam aplicando as práticas corretas em suas atividades e fornecendo informações precisas aos seus clientes ou empregadores.

Mídias sociais como ferramenta de negócio

Cerca de 80% dos escritórios contábeis utilizam as funcionalidades das redes sociais como forma de divulgar sua empresa, comercializar os seus negócios, encontrar e engajar os clientes on-line e acompanhar o cenário competitivo.

As empresas que utilizam as mídias sociais dizem que os maiores benefícios de se ter presença digital estão no aumento da satisfação do cliente, seguido pelo benefício de atrair e conquistar novos negócios.

O uso de mídias sociais para ‘ouvir’ os clientes e entender suas indústrias é uma forma poderosa de se conectar e aprofundar suas relações com os clientes. Afinal, compartilhar notícias e histórias podem manter sua empresa à frente do mercado de forma contínua.

Acompanhar a tecnologia

Um profissional de contabilidade precisa estar ciente das novidades da tecnologia para ser mais dinâmico e ter foco nas mudanças na legislação. Essa postura vai permitir que o serviço aconteça dentro das melhores práticas, o que proporciona mais segurança aos clientes.

Nesse contexto, nenhum empresário quer receber multa porque não teve o cuidado necessário para fornecer as informações requisitadas pela administração pública sobre o patrimônio e as movimentações financeiras.

Nesse sentido, tornar a burocracia menos dolorosa para os empreendedores e as pessoas físicas é uma das formas de o profissional de contabilidade ser reconhecido pelo trabalho realizado.

Afinal, a velocidade do avanço da tecnologia vem transformando a profissão contábil. A área foi uma das mais impactadas nas últimas décadas, principalmente, com a pandemia de coronavírus. Foram criados novos aplicativos e softwares com o objetivo de auxiliar os contadores no dia a dia da profissão, evitando o retrabalho.

Dessa forma, o profissional deve estar preparado para lidar com novas demandas. Além do conhecimento técnico, o profissional contábil deve ter habilidades que o tornem mais completo para as demandas atuais das empresas.

Investir em consultoria

Para aumentar a renda, muitos profissionais de contabilidade priorizam apostar no aumento do número de contratos. Contudo, é muito interessante ter um trabalho direcionado para manter a carteira atual de clientes.

À medida que conquista a confiança do público-alvo, maiores são as possibilidades de ter os serviços indicados. De que maneira isso pode ser viável? Uma boa resposta é por meio da consultoria, em que o foco deve ser ouvir os contratantes e apresentar soluções para os problemas apresentados.

Dessa forma, o ideal é proporcionar um atendimento pessoal para criar uma relação de confiança com o cliente. É essencial ter todas as informações das pessoas e empresas para as quais se presta serviços. Assim, o profissional tem mais chances de atender às demandas com eficiência e de conquistar credibilidade e respeito.

Comunicação dinâmica

É muito bom ter um contato pessoal com o cliente, mas a correria do cotidiano nem sempre propicia um relacionamento tão próximo. Na era da contabilidade 4.0, uma excelente alternativa é contar com ferramentas digitais de comunicação.

De qualquer lugar com acesso à internet, é possível tirar dúvidas dos clientes sobre os serviços e mostrar como as informações devem ser fornecidas aos órgãos públicos para evitar problemas com o Fisco.

Entenda que o profissional que  ignorar os softwares de comunicação ágil, terá dificuldades de ter uma boa interatividade com o público-alvo. Além disso, abrirá espaço para os concorrentes estarem mais presentes no mercado.

Apostar no marketing digital

Expandir a divulgação dos serviços nas redes sociais é uma excelente alternativa. O Facebook, LinkedIn e o Instagram, por exemplo, ajudam na captação de clientes e na troca de conhecimento sobre as principais tendências do mercado. 

À medida que um profissional fica bem informado sobre mudanças na carreira e cursos de capacitação, mais condições terá de aperfeiçoar os serviços.

Nesta linha, se o profissional de contabilidade deseja ganhar maior reconhecimento junto ao público-alvo, é válido dedicar um tempo a um canal no YouTube e a um blog em que poderá destacar temas relevantes da profissão. 

Conclusão

Resumidamente, os principais desafios a serem enfrentados pelos profissionais de contabilidade no mercado de trabalho são:

  • Manter-se sempre atualizado;
  • Acompanhar as mudanças na legislação;
  • Modernizar a forma de trabalho;
  • Entender a evolução da contabilidade digital;
  • Aplicar as mudanças digitais em seus processos;
  • Conhecer todas as técnicas e processos para exercer suas funções;
  • Lidar com os níveis de burocracia;
  • Ser mais consultivo e estratégico;
  • Garantir sua presença digital;
  • Oferecer um atendimento personalizado.

Fonte: Jornal Contábil

 
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