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TECNOLOGIA - Três em cada quatro pequenas empresas usam ferramentas digitais para fazer negócios



Três em cada quatro pequenas empresas no país agora estão envolvidas em atividades comerciais online, fazendo uso da internet, aplicativos de mensagens e redes sociais, de acordo com os resultados da quarta edição da pesquisa "Pulso dos Pequenos Negócios" realizada pelo Sebrae em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Esse desempenho representa o mais alto registro desde o início da pesquisa, que foi lançada após o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. Em maio de 2020, apenas 59% das micro e pequenas empresas haviam digitalizado suas operações.

O estudo revela um aumento significativo de 6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior realizada em abril, quando 69% das micro e pequenas empresas estavam utilizando ferramentas digitais para impulsionar suas vendas. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a taxa é ainda mais elevada, atingindo 76%, enquanto as micro e pequenas empresas chegam a 73%.

 

De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, a mudança no comportamento dos consumidores é permanente, forçando as empresas a se adaptarem a esse novo modelo de consumo, integrando estratégias digitais às suas operações. 

“Essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando 8 milhões de acessos entre 2019 e 2022”, avalia.

Lima enfatiza a importância de as pequenas empresas estabelecerem uma presença digital e de aprimorarem o uso de ferramentas como WhatsApp e Instagram para expandir suas vendas e construir a fidelidade do cliente.  “Toda empresa que abre as portas atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”, destaca.

 

No entanto, o presidente do Sebrae observa que ainda há um grande número de empresas que não estão aproveitando a internet para comercializar seus produtos e serviços, o que ele considera uma questão de sobrevivência para os pequenos negócios. 

De acordo com estimativas das associações do setor de comércio eletrônico, espera-se que o faturamento atinja R$ 186 bilhões em 2023.

Fonte: Contábeis

 
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