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ECONOMIA - Dia do Cliente: 9 ideias para ter sucesso com a data



Nos últimos anos, a celebração tem ganhado cada vez mais espaço, sendo impulsionada ainda mais com a criação da Semana do Brasil.

Em 2022, as duas primeiras de setembro, que compreendem o período do Dia do Cliente, registraram um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce brasileiro, de acordo com um relatório da AlliN.

Dessa forma, se você quer aproveitar as semanas de setembro para conquistar os seus consumidores e disparar as vendas, é hora de preparar o seu e-commerce para a data.

Você pode, inclusive, aproveitar a oportunidade para colocar a sua loja à prova para a Black Friday e entender as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.

Quando é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro.

A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, como uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.

Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.

Considerada a “Black Friday brasileira”, a Semana do Brasil compreende a semana do feriado de 7 de setembro, logo antes do Dia do Cliente.

9 ideias para ter sucesso com o Dia do Cliente

Já sabemos que as semanas de setembro serão intensas com o Dia do Cliente e a Semana do Brasil.

Mas como o seu negócio aproveitará essa época para disparar suas vendas?

Conheça a seguir algumas ideias para definir a estratégia da sua loja e ter sucesso nesse período!

1. Planeje uma campanha de Dia do Cliente

Para garantir a visibilidade do seu e-commerce no Dia do Cliente e na Semana do Brasil, é essencial planejar as ações de marketing que você realizará.

Crie uma identidade visual para a sua campanha de Dia do Cliente e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor — afinal, trata-se de uma data comemorativa em homenagem a ele, não é mesmo?

Você pode apostar em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, para ampliar o alcance da sua marca. Lembre-se de também inserir banners e pop-ups da campanha no seu site.

2. Incentive o engajamento com os clientes

O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que a sua marca realmente se importa com eles.

Além de ajudar a aumentar as suas vendas no evento, isso também vai contribuir para fidelizá-los a longo prazo.

Para isso, aproveite os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para realizar ações interativas com o público.

Você pode promover concursos e enquetes, compartilhar depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organizar um jogo ou um quiz valendo um cupom de desconto exclusivo.

3. Ofereça benefícios diferenciados

Qual consumidor não gosta de uma boa oferta? No Dia do Cliente, não deixe de fazer promoções e oferecer benefícios que brilhem os seus olhos!

Existem diferentes possibilidades para você explorar, como descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e cupons de descontos especiais.

Uma prática que costuma encantar os consumidores é oferecer brindes para os pedidos efetuados na data.

Podem ser pequenos mimos, como um chocolate, um caderno ou uma amostra grátis da loja. Solte a criatividade e pense no que os seus clientes vão gostar mais.

4. Aproveite para fazer o lançamento de produtos

Que tal utilizar o Dia do Cliente para lançar novos produtos?

Aproveite a visibilidade do seu e-commerce na data para divulgar as novidades da sua loja ou até mesmo criar um item de edição limitada para o evento.

Para conquistar os seus clientes mais fiéis, você ainda pode fazer um lançamento exclusivo para esse público, oferecendo-lhes um desconto especial para a compra do produto.

5. Faça comunicações segmentadas

Se você quer proporcionar uma experiência personalizada para os seus clientes, uma boa estratégia é realizar ações segmentadas.

Baseando-se no perfil e no histórico de compras dos seus consumidores, é possível criar diferentes bases de contatos e enviar campanhas de e-mail marketing específicas, com as ofertas e os produtos mais adequados para cada uma.

Dessa forma, o comprador se sentirá muito mais valorizado pela sua marca e terá mais chances de fazer alguma aquisição.

Pensando novamente na sua base de clientes mais fiéis, ainda é possível criar um Close Friends no Instagram ou um grupo VIP no WhatsApp, com conteúdo, novidades e promoções exclusivas.

6. Prolongue as ofertas

As buscas por ofertas não aumentam somente no Dia do Cliente, mas durante todo o período da celebração.

Logo, para potencializar ainda mais suas vendas, que tal transformar a data na Semana do Cliente ou até mesmo no Mês do Cliente?

Uma dica é realizar diferentes ações promocionais a cada dia ou semana do período, para manter os consumidores atentos aos canais da marca. Assim, você maximiza os resultados do e-commerce.

7. Facilite o pagamento

Para garantir uma experiência de compra impecável para o cliente, você não pode deixar de lado o processo de pagamento no e-commerce.

Ofereça um checkout transparente, que não redirecione o consumidor para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize as formas de pagamento mais utilizadas, como cartão de crédito, boleto e Pix.

Se você vende produtos mais caros, é essencial oferecer opções de parcelamento sem juros.

O Pix também é uma modalidade vantajosa para aplicar descontos mais agressivos, uma vez que tem taxas mais baratas que outros métodos de pagamento.

8. Proteja-se de fraudes

Períodos de alta sazonalidade no e-commerce são marcados pelo crescimento do número de tentativas de fraude.

Para proteger a sua loja e os consumidores, uma ferramenta indispensável é o antifraude.

Esse sistema é responsável por analisar automaticamente todas as transações do site, identificando e bloqueando qualquer compra suspeita.

Dessa maneira, você minimiza as chances de fraudes e chargebacks no Dia do Cliente.

9. Ofereça um atendimento personalizado

Se o objetivo é homenagear o cliente, é essencial que ele receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.

Por isso, certifique-se com antecedência de que todos os canais de atendimento estejam funcionando corretamente.

Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e chat online, são excelentes opções para garantir um suporte ágil e humanizado.

 

Também vale reforçar com a equipe de suporte a importância de tratar cada consumidor com empatia e eficiência, sempre buscando a solução mais adequada para as suas dores.

Fonte: Jornal Contábil

 
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