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PRESENTE - Tributação sobre os presentes mais procurados no Dia dos Pais pode chegar a 81%



Celebrado neste ano em 13 de agosto, o Dia dos Pais se aproxima, trazendo consigo a expectativa de aumento no faturamento dos setores varejista e de serviços, sobretudo devido à queda de 0,07% da inflação registrada no mês de julho pelo IBGE.

Além disso, levantamento realizado pelo Serasa Experian revelou que, em 2022, as vendas do comércio no Dia dos Pais tiveram o crescimento mais expressivo desde 2011, sendo 7% na semana comemorativa e 5% no final de semana da data, em comparação com o ano anterior. 

“Em meio a tantas oscilações no âmbito econômico do país, a dica para o consumidor que vai celebrar a data neste ano é acompanhar como anda a tributação dos produtos e serviços, fazendo, assim, um melhor negócio”, sugere Giuliano Gioia, advogado tributarista e Tax Director da Sovos Brasil, multinacional especialista em soluções para o compliance fiscal.

Dicas para economizar

Segundo Giuliano, alguns dos presentes mais comuns pensados para os pais contam com alto percentual de tributos.

De acordo com dados do Impostômetro, na sessão de acessórios, por exemplo, 44,18% do valor dos óculos de sol é referente somente à tributação. Quanto aos relógios, esse índice chega a consideráveis 56,14%.

E assim como os acessórios, a porcentagem de tributos incidentes sobre os eletroeletrônicos também varia bastante: enquanto o preço de um telefone celular é composto por cerca de 39,80% de tributos, um PlayStation e jogos de videogame contam com 72,18% de tributação.

Já quem optar pela compra de bebidas alcoólicas, que costumam ser bastante procuradas na data, também sentirá o peso no bolso.

O vinho, sobretudo nacional, é uma opção menos onerosa, com 44,73% de tributação em comparação com 59,73% da alternativa importada. Já o uísque e a vodca contam com 67,03% de tributos incidentes, o espumante com 59,49% em tributos e a cachaça lidera o ranking, com 81,87%.

“Diante desse cenário, uma dica para presentear na data sem abrir mão da economia é optar por experiências e serviços ao invés de produtos. Ingressos para o teatro ou cinema, por exemplo, possuem tributação de 20,85%, e um almoço ou jantar em restaurante contam com 32,31% de tributação”, recomenda Giuliano.

Ainda segundo o especialista, a legislação tributária brasileira prevê uma diferenciação na cobrança de tributos entre itens considerados essenciais, como alguns itens de vestuário e produtos alimentícios da cesta básica, e itens considerados supérfluos. E como historicamente os setores industrial e comercial já são dois dos mais impactados pelo Custo Brasil, tanto do ponto de vista do alto encargo tributário quanto da complexidade da legislação, o segredo para fazer um bom negócio é planejamento.

“Outra dica de ouro é fazer pesquisas em lojas físicas, no comércio online e até mesmo em aplicativos, já que o preço pode variar dependendo da praça. Importante, neste caso, só levar em conta fatores como valores de frete, prazos de entrega, garantia do produto, e, claro, atentar-se às fraudes sempre que encontrar preços muito discrepantes”, completa Giuliano. 

Fonte: Sovos

Fonte: Contábeis

 
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