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MEI - 5 motivos pelos quais grande parte dos MEIs acabam falindo em 5 anos



Abrir um negócio, especialmente como Microempreendedor Individual (MEI), pode ser desafiador. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, muitos negócios nesse setor não conseguem sobreviver além de cinco anos.

Isso acontece mais frequentemente com pessoas que estavam desempregadas e viram no empreendedorismo uma saída, os chamados “empreendedores por necessidade”. Muitos deles enfrentam dificuldades em se capacitar adequadamente e administrar seus negócios de forma eficaz.

 

É importante entender que nem todos os empreendimentos terão sucesso. Existem várias razões pelas quais uma empresa pode fracassar, mas uma das principais é a falta de habilidades de gestão e conhecimento do setor.

 

Carlos Melles, presidente do Sebrae, destaca que ter uma boa capacidade de gerenciamento, experiência e conhecimento do ramo são fundamentais para a sobrevivência das pequenas empresas.

Não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso nos negócios, mas é possível reduzir as chances de fracasso. Isso pode ser feito ao compreender os fatores que levam ao insucesso empresarial e adotar precauções adequadas.

5 motivos que levam o MEI a falir

1. Falta de conhecimento do mercado

Quando pensamos em começar um negócio, uma coisa é super importante: entender bem sobre o que vamos fazer. Isso significa que antes de mergulhar de cabeça em uma área ou decidir no que vamos trabalhar, precisamos fazer uma pesquisa legal. A gente precisa saber como é o mercado onde a gente quer entrar.

Mas o tal “conhecimento do mercado” não é só sobre os produtos ou serviços que vamos oferecer. Também é sobre outras coisas, como o nome da nossa empresa, quem são as pessoas que vão gostar do que a gente faz, como elas compram coisas, quem são nossos concorrentes e exemplos de sucesso. É tipo um quebra-cabeça com várias peças que precisamos encaixar certinho.

Ah, e tem mais uma coisa! A gente também tem que fazer o nosso trabalho interno de um jeito que seja fácil e que funcione bem. Isso ajuda a gente a ser produtivo e a entregar o que nosso público quer.

 

2. Não se planejar

 

Vamos falar de algo muito importante para quem quer ter um negócio de sucesso! Sabe quando as coisas dão certo porque você teve sorte? Bom, não é assim que um empreendedor esperto pensa. Em vez de tentar e errar o tempo todo, existe uma coisa chamada Planejamento Estratégico que pode ajudar muito.

O Planejamento Estratégico é como um mapa que mostra o caminho para o sucesso do seu negócio. Normalmente ele deve funcionar em três passos importantes, que são eles:

 
  • Entender como está a empresa;
  • Definir quais são os objetivos;
  • Criar um plano de ação para chegar lá.

Por isso, é super interessante pensar no Planejamento Estratégico antes de sair fazendo as coisas sem pensar muito.

3. Descontrole financeiro

 

Vamos conversar sobre dinheiro e como cuidar dele no seu negócio? É muito importante ter as coisas organizadas e entender como controlar o dinheiro que entra e sai. Se a gente não souber bem disso, pode bagunçar tudo!

Imagina só, se a gente não anotar direitinho o que a gente gasta e o que ganha, as contas podem ficar confusas. Isso não é legal, porque aí não dá para saber quanto dinheiro a gente tem de verdade. E quando a gente não sabe quanto tem, fica difícil fazer planos para crescer e investir na empresa.

O dinheiro é como a gasolina para um carro. Ele ajuda a empresa a andar para frente. E para a empresa crescer, é preciso ter dinheiro guardado e saber como gastar da melhor maneira.

 

A parte financeira é super importante! Por isso, precisamos tomar cuidado para separar o dinheiro do negócio do dinheiro pessoal.

4. Falta de divulgação ou divulgação ineficiente

Vamos conversar sobre uma coisa muito legal: como fazer as pessoas conhecerem e gostarem do que você vende? Isso se chama Marketing! É como mostrar ao mundo o que você tem de bom.

 

Sabe, tem gente que acha que Marketing é só postar coisas nas redes sociais, mas é bem mais do que isso. É como contar uma história que faça as pessoas se interessarem pelo que você faz.

Muitas vezes, as pessoas não percebem o quanto o Marketing é importante para o sucesso do negócio. Ele ajuda a encontrar as pessoas certas que vão adorar o que você oferece.

Na verdade, Marketing é uma ferramenta poderosa que ajuda a mostrar seu trabalho de um jeito que as pessoas entendam e queiram ser parte disso. É como se fosse uma superchave que abre portas para o sucesso, além das redes sociais.

5. Ser só mais um, sem qualquer diferencial

Buscar inspiração em empreendedores que alcançaram sucesso e adaptar suas melhores práticas pode ser um grande trampolim para o crescimento de novos negócios. Estamos falando das empresas que se tornaram referências e exemplos a seguir, conhecidas como “benchmarks”.

No entanto, é crucial evitar que sua própria empresa se perca no meio da multidão. A concorrência está sempre crescendo, com novas empresas entrando no mercado a cada ano, oferecendo produtos e serviços similares e quase iguais. Isso torna ainda mais desafiador se destacar.

É por isso que é tão importante criar uma identidade única e um aspecto especial para ser reconhecido como uma marca singular tanto no mercado quanto na mente dos consumidores. Hoje em dia, as pessoas não escolhem um produto apenas por suas características ou atributos. Elas querem se conectar emocionalmente com as marcas que representam algo para elas.

Por isso, as marcas precisam ser únicas, significativas, autênticas e consistentes em sua comunicação para alcançar o sucesso. Isso se chama Branding e é uma espécie de ferramenta que ajuda a colocar a marca na mente das pessoas, criando essa conexão e identificação com o público certo.

 
 

Ele envolve definir o posicionamento da marca, criar elementos visuais e textuais marcantes e proporcionar uma experiência especial para o cliente em todos os pontos de contato com a marca. Isso é o que faz a diferença no mundo dos negócios!

Fonte: Jornal Contábil

 
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