Menu

TECNOLOGIA - Inteligência Artificial no trabalho: OCDE alerta para onda de perda de empregos



Inteligência Artificial no trabalho: OCDE alerta para onda de perda de empregosUma nova pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que a adoção em massa da inteligência artificial nos ambientes de trabalho provocará uma onda de desemprego. 

A entidade, preocupada com as questões éticas relacionadas ao uso da IA, está pedindo cautela aos países mais ricos do mundo, recomendando que eles se preparem para as consequências dessa transformação. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Financial Times.

De acordo com a OCDE, 27% das ocupações estão em alto risco de automação. Os empregos considerados de alta qualificação têm menos chances de serem substituídos, embora também estejam vulneráveis ao avanço da IA. Já as ocupações de baixa ou média qualificação correm maior perigo, incluindo setores como agricultura, construção civil, pesca e silvicultura. Em menor escala, também estão ameaçados os empregos em transporte e produção.

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, ressalta que os mercados de trabalho têm demonstrado uma incrível capacidade de adaptação nos últimos anos, mas ainda assim permanecem desafiadores. "Isso sem mencionar que o aumento do custo de vida e a alta inflação estão corroendo a renda real dos cidadãos", afirma Cormann.

"A aceleração recente no desenvolvimento de tecnologias relacionadas à IA marca um divisor de águas com implicações significativas em muitos locais de trabalho. Há uma necessidade real de considerar estruturas políticas de longo prazo para o uso da IA no ambiente de trabalho e continuar promovendo a cooperação internacional para maximizar os benefícios e, ao mesmo tempo, gerenciar adequadamente os riscos", destaca Cormann.

O desenvolvimento contínuo da inteligência artificial exigirá que as pessoas adquiram novas habilidades para preencher a lacuna deixada por outras que se tornarão obsoletas. 

Segundo o levantamento, trabalhadores com baixa qualificação e os mais idosos precisarão de treinamento, assim como aqueles que já possuem maior nível de instrução. Portanto, é essencial que os governos incentivem os empregadores a integrar habilidades de IA na educação, ofereçam mais programas de treinamento e apoiem a diversidade na força de trabalho relacionada à IA.

A OCDE é um bloco composto por 38 membros, principalmente as nações mais ativas do ponto de vista econômico, além de alguns países emergentes, como Estônia e México.

Fonte: Contábeis

 
ver todas as notícias