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CHO - Diretor de Felicidade: o que faz o CHO de uma empresa?



Além de um bom salário e uma extensa lista de benefícios, os funcionários do mercado de trabalho atual têm buscado por algo novo: a felicidade. A pandemia da Covid-19 foi responsável por trazer à luz uma série de assuntos que antes não recebiam a atenção necessária – entre eles, a saúde mental. 

Segundo uma pesquisa feita pelo Employment and Employability Institute, a felicidade corporativa é quase um ponto obrigatório para a próxima geração de trabalhadores, os millennials. Entre eles, 53% querem atuar em empresas cujos valores sejam os mesmos que os seus, enquanto 75% procuram uma rotina flexível entre trabalho e tempo livre. Outros 44% dizem que buscam um ambiente amigável e 90% almejam desafios e oportunidades de crescimento. 

Atentas às demandas dos profissionais modernos, empresas ao redor do mundo vêm criando novas maneiras de manter seus funcionários satisfeitos. Neste contexto, um novo cargo tem ganhado espaço entre as grandes companhias. 

O chief happiness officer – ou, em português, diretor de felicidade – é o profissional responsável por elaborar estratégias e ações que promovam a felicidade corporativa, o que, por consequência, afeta positivamente os índices de engajamento e produtividade de todo o time e da empresa como um todo.

A certificação para se tornar um CHO é conseguida através de capacitações que duram de três a cinco dias e são ministradas por psicólogos e especialistas do mercado. Aliado da psicologia positiva, este profissional costuma iniciar seu plano de ação com pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o bem-estar dos colaboradores da empresa e, a partir desse entendimento, montar um diagnóstico e traçar iniciativas que façam sentido no grupo, de reuniões de feedbacks a mudanças de tarefas.

O salário de um destes profissionais começa em R$ 15 mil e pode chegar a R$ 40 mil, dependendo do segmento da companhia. Algumas empresas no Brasil, como a Tecfil e o Google, onde o cargo se chama Chief Culture Officer, já oferecem a posição. 

Para uma empresa, ter um CHO traz apenas vantagens. Segundo uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Isto resulta em 55% menos demissões e uma probabilidade 125% menor de casos de burnout.  

(Com Forbes e UOL)

Fonte: Administradores

 
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