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ENTENDA - Veja dicas essenciais para quem deseja empreender em um sistema de franquia



Empreender no Brasil, atualmente, significa se inserir em um mercado no qual você disputa com pelo menos outros 13 milhões de pessoas que, assim como você, têm ideias criativas, possuem altas expectativas de crescimento e fazem de tudo para proteger os seus investimentos. Em um cenário tão competitivo e variável como este, é preciso se diferenciar e buscar bases sólidas para prosperar. Com este pensamento em mente, decidi empreender no ano passado, a partir da flexibilização das medidas restritivas contra a pandemia de Covid-19.

Antes de investir em meu próprio negócio, busquei capacitações em marketing e gestão de pessoas que me preparassem para o universo do empreendedorismo. Decidi que a melhor forma de dar o primeiro passo seria buscar o suporte de uma franqueadora que oferecesse uma boa opção de investimento inicial, apresentasse um faturamento médio que se encaixasse nas minhas expectativas e garantisse que eu teria apoio para entender o mercado e o público com o qual eu teria de lidar.

Encontrei estes três fatores no setor de franquias, que me proporcionou um bom custo-benefício do setor, além de um suporte constante  que me permitiu evoluir dentro do meu próprio negócio e, em apenas seis meses, alcançar o faturamento esperado para uma loja com mais de um ano. Investi, especificamente, no setor de decoração, que tem crescido em média 20% ao ano no Brasil.

Para ajudar outros empreendedores que, como eu, se depararam com as incertezas do mercado e estão em dúvida sobre o melhor caminho a seguir, reuni algumas dicas:

Planeje-se

Busque a área em que você deseja se inserir e estude a melhor forma de entrar nela. Hoje em dia, a internet tem uma infinidade de materiais como cursos, e-books, mentorias e artigos, disponíveis até mesmo de graça. Com certeza você vai encontrar algum bom material relacionado à área em que você deseja se inserir, mas não se esqueça de que é essencial também ter acesso a capacitações complementares em marketing, educação financeira e gestão de relacionamento para desenvolver um modelo de negócios sustentável e lucrativo.

Encontre uma franqueadora que te dê suporte e ofereça soluções alinhadas às perspectivas do mercado.

Depois de escolher o ramo em que você quer se inserir, é importante buscar apoio de quem possui o know-how necessário para definir fatores essenciais como: a estratégia de marketing mais efetiva para fortalecer o awareness sobre a marca na região; a melhor localização para o seu negócio, por meio do uso de analytics, geolocalização e cruzamento de dados; a dinâmica de produção mais otimizada possível para maximizar os lucros obtidos. A franquia que eu escolhi, por exemplo, me auxiliou em cada uma dessas etapas.

Vá além: é importante que você some inovação pessoal ao suporte da franqueadora.

Una o know-how da marca ao seu. Para isso, busque capacitações que te dinamizem e ouça atentamente as demandas e as histórias do seu público, ele pode te dar boas dicas do que fazer para otimizar a oferta de seus serviços. É importante que você, como eu, escolha uma franquia que te dê suporte, sem limitar sua criatividade.

Invista em um marketing assertivo para o seu modelo de negócio

Mergulhe no modelo de negócio que você escolheu e busque inspirações para dinamizar suas técnicas de vendas. No meu caso, conto com um marketing otimizado da franqueadora, que fortalece a marca em todo o país, além de desenvolver estratégias próprias para lidar diretamente com o meu público.

Fidelize seus clientes por meio de estratégias de brand-lovers

Crie identificação da loja com os moradores dos arredores através de conteúdo direcionado e ações desenvolvidas para promover conexões com as outras pessoas.

Mantenha suas metas arrojadas, treine e capacite o seu time

Execute com excelência essas etapas e tudo se tornará possível, transformando o seu negócio em uma experiência única focada no momento especial do cliente.

Por Patricia Santana, dona da franquia Moldura Minuto instalada no bairro Vila Madalena, da cidade de São Paulo.

Fonte: Jornal Contábil

 
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